História empresarial em Portugal : Revista Análise Social / propr. Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa ; dir. Manuel Braga da Cruz

Colectividade-autor (secundária): Universidade de Lisboa. Instituto de Ciências SociaisIdioma: Português.País: Portugal.Publicação: Lisboa : ICS.UL, 1997- Descrição: 766 p.ISSN: 0003-2573.Assunto - Nome comum: Empresa | Análise histórica | Empresário | Actividade económica | Século XVI | Construção naval | Século XIX | Porto | Lisboa | Alentejo Assunto - Nome geográfico: Portugal
Exemplares
Tipo de documento Biblioteca de inscrição Cota Estado Data de devolução Código de barras
Periódicos Periódicos Centro de Documentação da CGTP-IN
S/35 (Ver prateleira(Abre abaixo)) Disponível

Este documento contém: - Aspectos empresariais da construção naval no século XVI : O caso da Ribeira das Naus de Lisboa, por Leonor Freire Costa. - Empresas e empresários portuenses na segunda metade do século XIX, por José Manuel Lopes Cordeiro. - Ferreira Dias e a constituição da Companhia Nacional de Electricidade, por José Maria Brandão de Brito, Maria Fernanda Rollo. - Tratos e contratos: Actividades, interesses e orientações dos investimentos dos negociantes da praça de Lisboa (1755-1822), por Jorge Miguel Pedreira. - Os negócios da emigração (1870-1914), por Joaquim da Costa Leite. - Sociedades e associações industriais oitocentistas: Projectos e acções de divulgação técnica e incentivos à actividade empresarial, por Ana Maria Cardoso de Matos. - A intervenção política dos vinhateiros no século XIX, por Conceição Andrade Martins. - Os empresários micaelenses no século XIX: O exemplo de sucesso de Elias Bensaúde (1807-1868), por Fátima Sequeira Dias. - Política e economia: O Estado Novo, os latifundiários alentejanos e os antecedentes da EPAC, por Luciano Amaral. - Os Burnay no vidro, ou um monopólio que não chegou a existir, por José Pedro Barosa. - O emergir das associações industriais no Porto (meados do século XIX), por Jorge Fernandes Alves. - Companhia Portuguesa de Fornos Eléctricos: Subsídios para a sua história (1917-1967), por Duarte Sampaio Loio. - Actividade creditícia em Lisboa (1775-1830), por Maria Manuela Rocha. - A construção residencial em Lisboa: Evolução e estrutura empresarial (1860-1930), por Alvaro Ferreira da Silva. - Os industriais de cerâmica: Aveiro (1882-1923), por Manuel Ferreira Rodrigues. - Negócios e crédito: Complexidade e flexibilidade das práticas creditícias (séc. XV), por Filipe Themudo Barata. - As elites económicas alentejanas, 1850-1870: Anatomia social e empresarial, por Helder Adegar Fonseca

; Descrição baseada em: Análise Social, vol. XXXI, n.º 136-137 (1996 - 2.º-3.º)