O 25 de Abril e as lutas sociais nas empresas : 1.º volume / Maria de Lurdes Lima Santos, Marinús Pires de Lima e Vítor Matias Ferreira ; Trabalho realizado no Gabinete de Investigações Sociais

Autor principal: Santos Maria de Lurdes LimaCo-autor: Co-autor Lima Marinús Pires de;Co-autor Ferreira Vítor MatiasColectividade-autor (co-autora): Gabinete de Investigações Sociais Coordenador/Editor literárioIdioma: Português.País: Portugal.Menção da edição: Julho 1976Publicação: Porto : Afrontamento, 1976Descrição: 3 volumes ; 21 cmColeção: Luta de Classes, 7)Nota de conteúdo: 1.º volume estuda as contradições dominantes na formação social portuguesa antes do 25 de Abril, com atenção particular para os conflitos ocorridos no período imediatamente anterior e analisa globalmente as reivindicações e as formas de acção verificadas nas empresas da cintura industrial de Lisboa depois de Abril 2.º volume inclui a cronologia e documentação referente a três casos concretos (C.T.T., Lisnave e Messa). O texto de Manuel Villaverde Cabral sobre a Messa faz também referência à Timex 3.º volume trata da Siderurgia, TAP e Timex. Quanto a esta multinacional, publicam-se documentos referentes a Maio de 1974, quase todos ainda inéditos Assunto - Nome comum: 25 de Abril - antecedentes | Empresa | Greve | Conflito de trabalho | Conflito social | 25 de Abril - pós | Luta de classes | Reivindicação dos trabalhadores | CTT | Lisnave | TAP | Messa | Timex | Siderurgia Nacional | Reivindicação dos trabalhadores | Movimentos sociais | Classe operária | Contratação colectiva | Sindicato | Ano 1974 | História | Cronologia | Manifestações sindicais | Inventário | Análise social | 25 de Abril de 1974 Assunto - Nome geográfico: Portugal Lista(s) em que este item aparece: TAP
Tipo de documento Biblioteca de inscrição Cota Informação volume Número de cópia Estado Notas Data de devolução Código de barras
L/6204 (Ver prateleira(Abre abaixo)) 1.º volume L/6204 Disponível Esta colecção é constituida por 3 volumes

Trabalho efectuado com a colaboração de Fátima Patriarca, Graciete Claudino, Orlando Garcia, José Rego, Manuel Vassalo, Ana Miranda, Manuela Menezes e Manuel Villaverde Cabral.

Este volume é um estudo constituído por duas partes distintas. Na primeira, faz-se uma abordagem extensiva das greves e conflitos ocorridos entre 25 de Abril e 31 de maio de 1974, privilegiando os temas reivindicativos e as práticas de luta ao nível das empresas. Na segunda recolheu-se informação sobre determinados casos concretos considerados mais notórios e significativos: T.A.P., Lisnave, Siderurgia, Messa, Timex e C.T.T.

1.º volume estuda as contradições dominantes na formação social portuguesa antes do 25 de Abril, com atenção particular para os conflitos ocorridos no período imediatamente anterior e analisa globalmente as reivindicações e as formas de acção verificadas nas empresas da cintura industrial de Lisboa depois de Abril.

2.º volume inclui a cronologia e documentação referente a três casos concretos (C.T.T., Lisnave e Messa). O texto de Manuel Villaverde Cabral sobre a Messa faz também referência à Timex.

3.º volume trata da Siderurgia, TAP e Timex. Quanto a esta multinacional, publicam-se documentos referentes a Maio de 1974, quase todos ainda inéditos.